quarta-feira, 17 de setembro de 2014

ECONOMIA CRIATIVA

  Nas duas últimas sextas- feiras, nas aulas de empreendedorismo, ministradas pela professora Flávia Lira, discutimos bastante sobre economia criativa e seus objetivos de mercado, e descobrimos que esta modalidade é um mix de criatividade, cultura, economia e tecnologia, tudo junto e misturado nesse mundo que vivemos.



      A economia criativa possui três pilares fundamentais; a singularidade, o simbólico e o intangível: a criatividade.
   Os ramos que integram a economia criativa são muito distintos uns dos outros, assemelhando- se pela necessidade de se trabalhar com a criatividade e pelo uso da tecnologia.
                   

"Embora o conceito de economia criativa venha sendo amplamente discutido, defini-lo é um processo em elaboração, pois envolve contextos culturais, econômicos e sociais diferentes", explica a especialista no tema Ana Carla Fonseca Reis no e- book " Economia Criativa como estratégia de desenvolvimento: uma visão dos países em desenvolvimento".



Com esses estudos, percemos que a economia criativa pode beneficiar bastante o trabalho do design de moda, pois o trabalho do design se qualifica como criativo, possuindo então a característica principal para essa dinâmica, e que está instrinscecamente inserido nessa modalidade. 
Para que  a economia criativa se insira de fato no trabalho do design de moda, nós designers devemos começar a refletir sobre essa nova proposta, com o desafio de pensar no desenvolvimento não apenas do produto, mas sim direcionando esse foco também para a valorização do mesmo, relevando os elementos culturais, criativos, sociais, inovadores, nos valores humanos e nas maneiras sustentáveis de se trabalhar, pois sabemos que essa visão já está inserida dentro dos princípios do trabalho do designer, porém anda um pouco esquecida na prática de  muitos profissionais da área.







Links úteis:


.

1 comentário :

  1. Texto muito legal! Bem direto e objetivo parabéns ao pessoal que o desenvolveu! ;)

    ResponderEliminar