quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Fotografia vista como expressão de desejo



Fotografia vista como expressão de desejo

            Os editoriais de moda possuem a necessidade de expor todo o contexto das fotos no seus projetos, pois além de destacar os produtos como elementos de desejo ,também pretendem expor todo um estilo de vida.




Editorial de Moda- Dolce & Gabbana FW/2013/2014

As imagens sempre tiveram muita importância nas mais diversas civilizações, seja para trazer impressões históricas, afetivas ou informacionais.
No mundo da moda, isso não é diferente, porém desde a antiguidade o homem sentia necessidade de apresentar sua indumentária por meio de imagens. Segundo Daniel Roche, em seu livro A Cultura das Aparências, antes da invenção da fotografia, isso era feito por meio da pictografia, utilizando esculturas, pinturas e desenhos.



Para Daniel Rodrigo Meirinho de Souza, jornalista e investigador em várias áreas do conhecimento, a popularização da fotografia se inicia com a aparição de câmeras de fácil manuseio, por não exigir do fotógrafo conhecimentos químicos, e se expande a partir da criação da captação de imagens digitais, como as câmeras digitais e aparelhos telemóveis. Tornando- se um meio de expressão dos valores e do cotidiano de todas as classes sociais.


Podemos dizer então, que a fotografia possui seu lado de desejo, e talvez por esse motivo seja muito aplicada no mercado da moda. Em seus editoriais as marcas procuram se destacar não só pelos produtos que estão vendendo nas campanhas, mas por todo um estilo de vida exposto no contexto da foto. “Os editoriais de moda marcham no sentido de estabelecer no(a) leitor(a) uma atitude específica de selecionar bens, competências intrincadas nos conceitos de moda, elegância e estilo”, assim afirma  Mônica More Petroski, no seu trabalho de conclusão de Bacharelado em Moda; Representação da Mulher em Publicações da Revista Vogue Americana, Brasileira e Francesa através dos Editoriais de Moda.



 
Editorial Colcci- Gisele Bündchen/ Coleção Inverno 2014

          Sendo assim, a fotografia sempre será uma grande aliada do mundo da moda, pois ela é uma forma de comunicação e expressão, e como afirma Vilém Flusser, filósofo tcheco, a fotografia “transforma conceitos em cenas”, que é um dos focos de um editorial de moda, por sempre querer criar cenários que retratem sensações de acordo com a intenção de cada coleção, e despertar um desejo por trás de um mundo fantasioso.



REFERÊNCIAS


A importância da fotografia de moda: disponível em: http://www.vendomoda.com.br/revista/detalhes-coluna/a-importancia-da-fotografia-de-moda : acesso em 20/08/2014



LEITE, E., História da fotografia no Brasil, disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-fotografia/historia-da-fotografia-12.php , acesso em 15/08/2014.

ROCHE, D., A cultura das aparências: uma história da indumentária (séculos XVII e XVIII); tradução Assef Kfouri. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007.

SOUZA, D.R.M. A manipulação fotográfica como processo de representação do real: A reconstrução da realidade, Passages de Paris Édition Spéciale. 2009. p.193-203

VANDRESEN, M., PETROSKI, M.M., http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/00000000000A/00000A39...pdf , disponível em: www.ceart.udesc.br, acesso em: 16/08/2014.

Sem comentários :

Enviar um comentário