Fotografia vista como expressão de desejo
Os editoriais de moda possuem a necessidade de expor todo o contexto das
fotos no seus projetos, pois além de destacar os produtos como elementos de
desejo ,também pretendem expor todo um estilo de vida.
Editorial de Moda- Dolce & Gabbana FW/2013/2014
As imagens sempre tiveram muita importância nas
mais diversas civilizações, seja para trazer impressões históricas, afetivas ou
informacionais.
No mundo da moda, isso não é diferente, porém desde
a antiguidade o homem sentia necessidade de apresentar sua indumentária por
meio de imagens. Segundo Daniel Roche, em seu livro A Cultura das Aparências, antes da invenção da fotografia, isso
era feito por meio da pictografia, utilizando esculturas, pinturas e desenhos.
Para Daniel Rodrigo Meirinho de Souza, jornalista e investigador em várias áreas do conhecimento, a popularização da fotografia se inicia com a
aparição de câmeras de fácil manuseio, por não exigir do fotógrafo
conhecimentos químicos, e se expande a partir da criação da captação de imagens
digitais, como as câmeras digitais e aparelhos telemóveis. Tornando- se um meio
de expressão dos valores e do cotidiano de todas as classes sociais.
Podemos dizer então, que a fotografia possui seu
lado de desejo, e talvez por esse motivo seja muito aplicada no mercado da
moda. Em seus editoriais as marcas procuram se destacar não só pelos produtos
que estão vendendo nas campanhas, mas por todo um estilo de vida exposto no
contexto da foto. “Os editoriais de moda marcham no sentido de estabelecer no(a)
leitor(a) uma atitude específica de selecionar bens, competências intrincadas
nos conceitos de moda, elegância e estilo”, assim afirma Mônica More Petroski, no seu trabalho de conclusão de Bacharelado em Moda; Representação da Mulher em Publicações da Revista Vogue Americana, Brasileira e Francesa através dos Editoriais de Moda.
Editorial Colcci- Gisele Bündchen/ Coleção Inverno 2014
Sendo assim, a fotografia sempre será uma grande
aliada do mundo da moda, pois ela é uma forma de comunicação e expressão, e
como afirma Vilém Flusser, filósofo tcheco, a fotografia “transforma
conceitos em cenas”, que é um dos focos de um editorial de moda, por
sempre querer criar cenários que retratem sensações de acordo com a intenção de
cada coleção, e despertar um desejo por trás de um mundo fantasioso.
REFERÊNCIAS
A importância da fotografia
de moda: disponível em: http://www.vendomoda.com.br/revista/detalhes-coluna/a-importancia-da-fotografia-de-moda
: acesso em 20/08/2014
FLUSSER,VILÉM. http://monoskop.org/images/6/6f/Flusser_Vilem_A_Filosofia_da_caixa_preta_Ensaios_para_uma_futura_filosofia_da_fotografia.pdf
acesso em: 15/08/2014
LEITE,
E., História da fotografia no Brasil,
disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-da-fotografia/historia-da-fotografia-12.php ,
acesso em 15/08/2014.
ROCHE,
D., A cultura das aparências: uma
história da indumentária (séculos XVII e XVIII); tradução Assef Kfouri. São
Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007.
SOUZA,
D.R.M. A manipulação fotográfica como
processo de representação do real: A reconstrução da realidade, Passages de Paris Édition Spéciale. 2009.
p.193-203
VANDRESEN,
M., PETROSKI, M.M., http://www.pergamum.udesc.br/dados-bu/000000/00000000000A/00000A39...pdf , disponível em: www.ceart.udesc.br, acesso em:
16/08/2014.
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