sexta-feira, 26 de setembro de 2014

O que te custa?



Bazar não lhe Custa Nada

No dia 18 de setembro, realizarmos um bazar sustentável, no qual expomos nossos conhecimentos e entendimentos adquiridos na disciplina Planejamento de Eventos, ministrada pela docente Flavia Lira, na V Amostra da Responsabilidade Social e Sustentabilidade pela Unifavip Devry. A proposta do evento foi de nos mostrar de forma prática as fases do processo de planejamento e organização de eventos. O primeiro passo foi à definição de um tema em sala de aula. Feito a escolha do tema,  definirmos os grupos para realização das etapas do evento, que serviu para desenvolvermos o projeto do bazar: “Não lhe custa nada”.



Com tema e grupos definidos, utilizados um dos instrumentos principais que auxiliam no desenvolvimento e organização de um evento, o ckeck-list. Cada grupo obteve a responsabilidades de aplicar as propostas que se exigima no planejamento do evento. No check-list, colamos a descrição da atividade, o resposável pela mesma, e o acompanhamento e andamento dos serviços, pois é necessário que haja organização, responsabilidade na elaboração de uma evento.





Show de criatividade no balcão da customização

 

 
Com a realização do bazar, pudemos perceber qual a importância de cada etapa de um evento, pudemos de fato, relacionar o que é definir um conceio, o que é e para que serve o pré- evento, o evento em si, e considerada umas das principais partes pelo grupo, avaliar o pós- evento, pois analisamos que nele fazemos todas as descrições positivas e negativas sobre o mesmo, com o qual identificamos nossas necessidades e virtudes, que serve para que em um proximo evento organizado, possamos pontuar todos os itens e dar cada vez mais ênfase e qualidade as novas propostas.

Pérolas do Empreendorismo

A matéria de empreendedorismo,  contribui bastante para o profissional de design, pois podemos perceber que é possível empreender, sem necessariamente ter um negocio próprio. Concordando com a opinião de McClelland. Que afirma: " O empreendedor manifesta necessidade de sucesso". Ou seja, um designer pode planejar sua carreira sendo prestador de serviço de qualidade superior, conquistando a confiança dos empresários e trazendo ideias para melhoria das empresas, e assim, obter sucesso.


Segundo Thomas de Aquino: " Um empreendedor tem que ser diferente dos outros, ter percepção, meta, objetivo e coragem para implantar uma ideia". Na palestra com Thomas, podemos conhecer de perto os perfis de um empreendedor. Percebemos que uma ideia, embora não tendo recursos financeiros para colocá-la em prática, é possível realizá-la, buscando parcerias que possam oferecer possibilidade para implantá-la, pois, um empreendedor tem que ser ousado, embora conheça todos os riscos que podem acontecer.

Essa palestra com um profissional experiente, como Thomas, é motivante para nós, futuros empreendedores, pois ele trouxe exemplos de como ele empreendeu suas ideias como jornalista. Por criar revistas e jornais de turismo, há muito tempo atrás, ele teve a percepção que Caruaru iria se tornar centro de vendas de imobiliário, por isso, ele buscou qualificação profissional no ramo de corretor de imóveis, e fez circular na cidade de Caruaru um jornal, mostrando os imobiliários que estavam à venda, avaliados por ele mesmo. 
Esse tipo de exemplo expande nossa visão, para que percebamos o entorno, enquanto estudantes de design, no que está faltando em nossa área de atuação, nos incentivando a descobrir como inovar e planejar uma carreira de sucesso.



Ditadores de tendências



No final de uma das aulas da disciplina de Planejamento de Coleção, o professor José Carlos pediu que formássemos grupos de seis pessoas, para que pesquisássemos sobre os ditadores de tendências/comportamento, e que escolhêssemos uma das várias maneiras de realizar pesquisas de tendências, focando nas modalidades regionais, e explanássemos sobre a escolha feita, para que, depois de todas as pesquisas realizadas, organizássemos o material em formato de power point e apresentássemos em sala na próxima aula. O “ Moda entre Aspas”, realizou a pesquisa e foi o primeiro grupo à se apresentar. 

Nossa pesquisa foi direcionada à três tipos de pessoas que se identificam com o mesmo estilo, mas que se diferenciam dentro da pirâmide de ditadores de tendências por seu destaque e posição na sociedade.


O resultado do trabalho foi este:
















Com essa atividade pudemos descobrir de que forma as tendências se espalham no mundo da moda, e quem são essas pessoas que inconscientemente se encarregam de fazer isso. Diferente do que muitas pessoas pensam sobre tendências de moda, achando que elas surgem apenas porque um estilista "poderoso" quis que fosse assim, nem mesmo imaginam que há todo um processo criativo e dinâmico de pesquisa comportamental por trás disso tudo.

Mais uma vez chegamos à conclusão de que a moda sem sombra de dúvidas é super ativa e envolvente, inserindo cada vez mais os consumidores, desde os mais chiques e famosos aos “meros mortais”, que à sua maneira também fazem parte e seguem, de acordo com o seu padrão de vida, essa disseminadora de identidades que é a moda.   



quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Produtor de Moda


                              Em um desfile existem diversos setores trabalhando para que tudo funcione harmonicamente, desde a iluminação, som, disposição dos convidados e até a maneira como as modelos irão desfilar na passarela. O mesmo ocorre durante a gravação ou sessão de fotografia de uma campanha, eventos de moda em geral, publicações em revistas e outros. É preciso que exista um profissional que coordene todas as áreas de maneira que tudo seja feita no tempo certo e sem erros. Mas você já parou pra pensar quem é o responsável por dirigir tudo isso?




 

 Existem diferentes especializações dentro da área de Produção de Moda – o produtor de desfile, o produtor executivo, entre outros. Quando citamos um produtor de moda, muitos acabam confundindo o trabalho deste profissional com o de Stylist, quando na verdade são tarefas bem diferentes. O Produtor de Moda,está por dentro de campanhas, editoriais de revistas, desfiles e eventos. È o principal responsável por fazer tudo funcionar!


 

 Ele seleciona e organiza as roupas e acessórios necessários para a produção, busca nas lojas, procura as locações ideais para o shooting da campanha, escolhe fotógrafo, modelo, maquiador, entre outros envolvidos. No desfile, o produtor é responsável por guiar toda a equipe (técnicos, luzes, montagem do palco, som, entrada da modelo, organização da sala, maquiadores, modelos, camarins, etc), além de trabalhar juntamente com o stylist do evento na idéia da apresentação da coleção.


 Para ser um bom produtor de moda, é preciso ser organizado e ter muita responsabilidade, pois se tratando de campanhas, ele é quem ficará responsável pelas peças de lojas que irão ser usadas. E se você está pensando que essa profissão é uma rotina, engana-se. Às vezes os trabalhos podem começar as 10hrs da manhã, às vezes, às 04h e podem chegar a durar mais de 15 horas.


 

 Atualmente, o mercado para esta profissão é muito bom, mas no setor de moda feminina, é um pouco saturado devido à grande demanda de profissionais inseridos especificamente nesta área. Mas o setor de produção de moda, em si, é bastante promissor.






Para quem procura se especializar, há no Brasil e no mundo uma diversidade de cursos técnicos e profissionalizantes (O SENAC oferece durante o ano).  Entre outros. Busque o que mais lhe interessa, estude, pesquise, converse com profissionais que já fazem parte do mercado, informe-se e inicie a sua carreira!


 

Referência: http://www.profissaomoda.com.br/materias/2013/07/por-dentro-produtor-de-moda

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

VÍDEO SOBRE AS AULAS

Olá, pessoal!

Estamos compartilhando com vocês  o nosso primeiro vídeo. Mensalmente iremos preparar um vídeo contando pra vocês o que aprendemos e construimos em sala de aula.
Neste vídeo, o aluno Guiherme Melo irá comentar para vocês, um pouco sobre as disciplinas e conteúdos estudados no curso de Designe de Moda.

Confiram!




Como é o nosso primeiro vídeo, tivemos um pouco de dificuldade com a qualidade e o som, no entanto, desde já, garantimos que os próximos serão melhores!