quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A evolução dos eventos de Desfile de Moda



Os desfiles de moda já existem há mais de 150 anos, e vem sofrendo desde então por várias modificações. E em relação ao seu papel no mercado não é diferente, pois antes se trabalhava um evento de desfile de moda com o objetivo de mostrar uma coleção para o consumidor, hoje, além de permanecer com esse objetivo, ainda busca ficar marcado na mente do cliente e, antes disso, da imprensa.
Em meados do século XIX, o famoso costureiro inglês, Charles Frederick Worth, foi um dos principais precursores dos desfiles de moda, pois ele já utilizava manequins vivas para demonstrar suas criações. 



Os desfiles de moda tiveram início em meados do Século XIX, fomentados pelo inventor da Alta Costura, Charles Worth que passou a criar coleções que eram mostradas as clientes

No início do século XX, foram realizados os primeiros desfiles de moda, em ateliês de alta costura e lojas de departamentos, tendo como principal objetivo mostrar as peças vestidas em manequins vivos, podendo assim ser chamados de desfile de manequins. 

       Esses eventos, segundo a escritora Evans, em seu livro "O espetáculo Encantado", não passavam de exibições tediosas, acompanhadas por músicas de orquestra e chá para as clientes, era um evento bem limitado, apenas frequentado  por poucas pessoas.

        De 1950 em diante, os desfiles de moda começaram a ganhar mais rítmo, como Evans observa nas apresentações realizadas pela jovem Mary Quant. A autora relata que, no ano de 1955, Mary Quant embalou o desfile de sua coleção ao som jazz, num rítmo acelerado, no qual foram exibidos cerca de quarenta trajes em catorze minutos.

Os desfiles de moda então, se transformaram em um verdadeiro show business. Sendo assim, esses espetáculos começam a ganhar contextos artísticos e cenários, ganhando maior importância e passando a ser organizados por coreógrafos e diretores de espetáculos, evoluindo cada vez mais até chegar aos dias atuais.




Na juventude, Mary Quant criava suas roupas, e, aos poucos, decidiu vender as peças também, pois achava a moda "terrivelmente feia". Anos depois, com o marido, abriu a loja Bazaar, na famosa King’s Road, em Londres.

          Hoje, a partir do desfile de moda, é  criada toda uma dinâmica de difusão de comunicação e informação, levando as coleções ao conhecimento do grande público e, por isso, é importante captar o sentido que os desfiles tinham e têm para o mercado de moda, para poder selar nossas ideias e pensamentos a respeito desse tipo de evento, pois nos deparamos em uma sociedade de consumo não só de produtos, como também de informação, por conta dos grandes avanços tecnológicos que modificaram as formas de armazenar, distribuir, e também de recuperar informações e, em consequência, as diversas possibilidades de comunicação.


Um dos desfiles mais cobiçados entre os fashionistas, o da Maison Chanel. Nos desfiles atuais, muitos criadores optam por peças conceituais que não são feitas para serem usadas, mas para transmitir conceitos da marca e trabalhar tendências

           

 REFERÊNCIAS

Disponível em: www6.univali.br/seer/index.php/vd/article/download/4313/2522 –acesso em 01 de setembro de 2014.
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1 comentário :

  1. Post muito bem escrito e tema muito coerente para o aprendizado da matéria! Amei!

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